Física Quântica

Gadgets - Tecnologias

Espaço- Astronomia

Corpo Humano

Robótica - Transhumanismo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Aurora Boreal fénix























Desde sempre o homem olhou para os céus e viu padrões: as estrelas formam constelações, as nuvens adquirem formas familiares e até as luzes aurora boreal podem transformar-se em algo ainda mais fascinante.

Foi isso que aconteceu quando o fotógrafo Hallgrimur P. Helgason olhou para o céu em Kaldarsel, na Islândia, e viu estas luzes adquirirem o que parecia ser a forma de um pássaro gigante.
Parece uma fénix, ave mitológica de fogo, que renasce das próprias cinzas...


As auroras boreal (no pólo norte) e astral (no pólo sul) são um fenómeno provocado pela colisão entre partículas electricamente carregadas libertadas pelo sol que, ao entrarem na atmosfera terrestre, chocam com o campo magnético do planeta.


fonte: Msn

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Disco rígido com spyware













A equipa de investigação da Kaspersky (empresa Russa de softwares de segurança, famosa marca de antivírus) revelou que os discos rígidos dos principais fabricantes estão a ser colocados no mercado com uma infecção de spyware que está a ser colocada de forma não autorizada.

Estes discos, fabricados por empresas como a Western Digital, Seagate, Toshiba, IBM, Micron Technology e a Samsung, fornecem uma forma para os atacantes recolherem dados de forma remota, sem que o utilizador tenha conhecimento ou que dê consentimento.

Não existe uma declaração tácita de quem é a entidade que está por trás desta infecção, mas a equipa que descobriu revelou que a infecção está relacionada com a mesma entidade que esteve ligada ao Stuxnet, que se julga estar associada à NSA agência de segurança americana.

Este spyware fica alojado nos discos e sempre que a máquina é iniciada pode voltar a ser infectada, conseguindo assim ultrapassar todos os mecanismos de segurança que sejam aplicados.

As máquinas onde este mecanismo foi detectado estão espalhados em mais de 30 países e aparentemente apenas está limitado a um grupo restrito de máquinas.

A presença deste spyware nos discos destes fabricantes está acessível há já muitos anos, sendo possível que remonte ao ano de 2001.

Os investigadores que descobriram esta situação anormal revelaram que a sua sofisticação é de tal forma grande que os métodos de colocação do spyware nos discos requeria acesso a código proprietário dos fabricantes.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Google irá fornecer internet 5g














O Projecto SkyBender é o mais recente esforço da tecnológica norte-americana para criar formas alternativas de distribuir Internet. Os testes aos drones já estarão a ser realizados nos EUA e numa ‘casa’ que está a ser dividida com a Virgin Galactic.


Mais um projecto secreto da Google que é revelado ao mundo: SkyBender, a frota de drones tem como objectivo distribuir Internet de nova geração. 

O relato é avançado pelo The Guardian e detalha a intenção da gigante norte-americana em transmitir ondas de rádio milimétricas com uma grande capacidade de transporte de dados e na casa dos gigabits.

A tecnologia que a Google estará a testar no estado do Novo México, nos EUA, será ao que tudo indica a estrutura base das redes 5G e permitem uma Internet até 40 vezes mais rápida do que aquela que é possível atingir actualmente em redes 4G.

Os drones estão a ser testados num aeroporto remoto onde a Virgin Galactic tem a sua base instalada. 

O hangar estará até a ser dividido com a Google, pagando a gigante dos motores de busca uma renda diária de mil dólares.

A frota de drones movidos a energia solar é operada através de um centro de controlo próprio que a tecnológica de Mountain View instalou no local.

O The Guardian escreve que o objectivo final da Google é ter uma frota com milhares de aeronaves autónomas a entregarem Internet em todo o mundo.

Um dos grandes desafios que a Google terá de ultrapassar é o facto de a tecnologia de ondas de rádio milimétricas ter um menor alcance do que as redes 4G e de ser mais susceptível a interferências - o mau tempo condicionaria o seu desempenho, por exemplo.

Para contornar a que estão a empresa estará a testar um sistema de transmissão por fases que permitiria ter uma projecção do sinal mais forte e consistente.



Todo o projecto está a ser desenvolvido com a tecnologia da Titan, empresa que a Google 'roubou' ao Facebook em 2014.

Tek



domingo, 24 de janeiro de 2016

Planeta nove descoberto

planeta nove
















Aos poucos a Nasa vai admitindo a hipótese do planeta X ser real.
A 20 de Janeiro deste ano, 2016, os cientistas Mike Brown e Konstantin Batygin (do Instituto de Tecnologia de Pasadena, California) anunciaram a descoberta de um planeta no cinturão de Kuiper, ele tem dez vezes a massa da Terra e é quase do tamanho de Neptuno,
chamaram-no ,por enquanto, de planeta nove (planet nine).
Acreditam que ele demore 10.000 a 20.000 anos a completar a sua órbita em redor do sol.

fonte: space.com ( Site de astronomia).  VIDEO aqui .