Física Quântica

Gadgets - Tecnologias

Espaço- Astronomia

Corpo Humano

Robótica - Transhumanismo

terça-feira, 30 de junho de 2015

Fogo de artifício como nunca viu
















Fogo de artifício como você nunca viu...Filmado por um drone com camera GoPro.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Hackers hackearam aviões

polish airlines hackeada














Os hackers exploraram um ponto fraco nas comunicações dos planos de voo para os pilotos. Esta comunicação é entregue seguindo um protocolo semelhante em todas as linhas aéreas e suspeita-se que tenha sido a exploração de uma falha semelhante que levou a que os aviões da United Airlines ficassem em terra durante uma hora no mês passado também.

No caso polaco, os hackers fizeram com que dez aviões não saíssem de Varsóvia, afectando 1400 passageiros. O problema demorou cinco horas a ser resolvido, explica o The Verge.

Vários passageiros da United do mês passado escreveram que as tripulações informaram que foram entregues planos de voos falsos e que isso é que estaria a causar uma demora.

Um consultor independente explica que a entrega dos planos de voo não exige autenticação e que esta falha pode ser explorada por hackers. A validação que existe é sobre se o plano entregue corresponde ao modelo do avião, mas «há muito mais que pode ser feito», explica Peter Lemme, que está a desenvolver um padrão de comunicação end-end seguro, usando rádios de banda larga nos aviões.

Neste momento, se os pilotos recebem alterações ao plano de voo enquanto estão no ar, há lugar a uma negociação verbal entre a cabine e a torre de controlo para se perceber se as alterações são mesmo para serem realizadas.


Esta vulnerabilidade está presente nos sistemas de voo de todas as companhias aéreas.

fontes:  Exame informática. /  RT News /  CNN

Cafeína combate depressão, diz estudo

cafeína depressão




















Cafeína é eficaz no combate à Depressão, revela estudo internacional liderado pela UC - O consumo de cafeína é eficaz tanto na prevenção como no tratamento da Depressão, revela um estudo internacional acabado de publicar na revista da Academia Americana de Ciências "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

Ao longo de seis anos, uma equipa de 14 investigadores da Alemanha, Brasil, Estados Unidos da América e Portugal, coordenados por Rodrigo Cunha, do Centro de Neuro ciências e Biologia Celular (CNC) e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), efectuou um conjunto de estudos e experiências em modelos animais (ratinhos) para avaliar em que medida a cafeína interfere na Depressão, a doença com maiores custos socioeconómicos do mundo ocidental.

A equipa começou por sujeitar dois grupos de ratinhos a situações de Stress Crónico Imprevisível, isto é, a sucessivas situações negativas e por vezes extremas (privação de água, exposição a baixas temperaturas, etc.), durante três semanas. A um dos grupos foi administrada cafeína diariamente.

No final da experiência observou-se que os animais que consumiam cafeína, em doses equivalentes a quatro / cinco chávenas de café por dia em humanos, «apesar de todas as situações negativas a que foram sujeitos, apresentavam menos sintomas em relação ao outro grupo, que registou as cinco alterações comportamentais típicas da depressão: imobilidade (os ratinhos deixaram de reagir), ansiedade, anedonia (perda de prazer), menos interacções sociais e deterioração da memória», explica o coordenador do estudo.

A segunda fase da pesquisa consistiu em identificar o alvo molecular responsável pelas modificações observadas, tendo os investigadores concluído que os receptores A2A para a adenosina (que detectam a presença de adenosina, uma molécula que sinaliza perigo no cérebro) são os protagonistas de todo o processo.

Considerando um estudo anterior realizado nos EUA, no qual Rodrigo Cunha havia participado como consultor científico, em que doentes de Parkinson tratados com istradefilina - um novo fármaco da família da cafeína antagonista dos receptores A2A (fármaco que inibe a actuação dos A2A) - mostraram melhorias significativas, a equipa decidiu aplicar este medicamento nos ratinhos deprimidos.

Em apenas três semanas de tratamento, «o fármaco foi capaz de inverter os efeitos provocados pela exposição inicial a Stress Crónico Imprevisível e os animais recuperam para níveis semelhantes aos do grupo de controlo (constituído por ratinhos saudáveis)», sublinha Rodrigo Cunha.

À questão sobre quando é que este fármaco poderá estar no mercado, o docente da UC afirma que, embora seja necessário efectuar um ensaio clínico, «a transposição para a prática clínica pode ser bastante rápida, assim haja vontade da indústria farmacêutica, porque estamos perante um fármaco seguro, já utilizado nos EUA e no Japão para o tratamento da doença de Parkinson».


O estudo foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Departamento de Defesa dos EUA e The Brain & Behavior Research Foundation (NARSAD).

domingo, 21 de junho de 2015

Humanos em risco de extinção

humanidade extinção
















Um estudo concluiu que a Terra está a entrar numa nova fase de extinção. 
Três universidades norte-americanas lideraram a investigação, cujos resultados mostram que a espécie humana pode ser uma das que correm maior risco de se perderem. Desflorestação e alterações climáticas são apontadas como as principais ameaças.

Em momentos anteriores de extinção em massa - tomando por base o estudo de fósseis e da história do planeta -, o ritmo de desaparecimento de espécies foi mais de 100 vezes superior, quando comparado com outras fases da Terra.

A perda da biodiversidade e a ameaça aos ecossistemas é um dos problemas ambientais mais graves da actualidade, lembra o relatório.

Os cientistas das universidades de Berkeley, Princeton e Stanford concluíram agora que os vertebrados estão, actualmente, a desaparecer a uma velocidade 114 vezes superior ao normal. Registaram ainda que, desde o início do século XX, perderam-se mais de 400 espécies de animais com coluna vertebral segmentada.

"Estamos agora a entrar na sexta maior fase de extinção" do planeta, afirmou um dos investigadores norte-americanos do estudo publicado na revista científica Science Advances.

A última vez que ocorreu um período desta dimensão foi há cerca de 65 milhões de anos, quando do desaparecimento dos dinossauros.

Gerardo Ceballos, cientista que liderou o estudo, destacou que "caso seja possível a sua continuação, a vida na Terra levaria muitos milhões de anos a recuperar e a nossa espécie provavelmente desapareceria".

O relatório da investigação mostra que as perdas verificadas em pouco mais de 100 anos seriam "normalmente" registadas num período superior a dez mil anos. Ameaça climatérica. 
Este estudo destaca as alterações climáticas, poluição e desflorestação como causas prováveis para o aceleramento desta vaga de extinção. 
O aquecimento global e o efeito de estufa causam perturbações nos ecossistemas, destruindo-os. 
Uma consequência da poluição forçada pelos humanos, acompanhada das perdas obtidas com a eliminação das florestas.

A produção de oxigénio é inferior e a absorção do dióxido de carbono também - processos para os quais a presença de florestas é essencial - o que provoca alterações nos sistemas e interfere na ecologia.


Paul Ehrlich, professor em Standford, sublinha que "há exemplos de espécies em todo o mundo que são essencialmente mortos-vivos". 
O cientista alerta para a presença de espécies na Terra que estão ameaçadas a um nível em que se prevê a sua extinção."Estamos a serrar o ramo onde estamos sentados", frisa, em declarações citadas pela edição online da BBC.

fonte:  Msn 

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Hóteis pelo mundo

Hoteis únicos e maravilhosos, pelo Mundo afora...

















Hotel Kakslauttanen
















Hotel Kakslauttanen, na Finlândia.
Conhecido como a “estação de férias mais encantadora da Lapónia”, esse hotel finlandês é famoso pelos seus iglus e cabanas de madeira.


















Casa Udang com piso de vidro, em Bali, na Indonésia.

Situada acima de uma lagoa com camarão fresco, a casa possui uma piscina natural abastecida com essa fonte de água doce. A varanda é privada e o chuveiro é parte coberto parte ao ar livre, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de se misturar com a natureza. O telhado de vidro permite a entrada da luz do dia e do luar de Bali, criando uma requintada experiência para viajantes aventureiros.


Hotel flutuante em Zanzibar.


Hotel flutuante em Zanzibar


































































Esse quarto subaquático em uma ilha tropical com deck superior é uma das opções de hospedagem cinco estrelas do The Manta Resort. Fica cerca de 1300 euros o quarto duplo por noite.


Fairy Chimney Hotel, na Turquia.


Fairy Chimney Hotel Turquia


















































A casa de hóspedes Fairy Chimney está localizada na aldeia de Goreme, no coração da Capadócia. Grandes partes do hotel são esculpidas nas famosas rochas da região, chamadas localmente de “chaminés de fadas”, daí o nome da hospedagem.


Conrad Maldivas, na Ilha Rangali.


Conrad Maldives Ilha Rangali

































Destino de luxo nas Maldivas, o hotel fica em duas ilhas que são lares de tubarões-baleia, raias, golfinhos e tartarugas. Você poderá aproveitar 12 restaurantes e bares, uma adega subterrânea com 20 mil vinhos finos, dois SPAs e belas praias de areia branca. Outras actividades incluem mergulhar e fazer excursões como grandes expedições de pesca e passeios às ilhas locais.


Free Spirit Spheres, hotéis esféricos no Canadá.






































Free Spirit Spheres são hotéis situados entre as árvores altas da floresta tropical da costa oeste de Vancouver Island, no Canadá. Os quartos ficam disponíveis para hospedagem o ano todo, com diferentes opções de actividade conforme a estação.


Montana Mágica lodge, no Chile .


















No meio da floresta, próximo à Cordilheira dos Andes e à Montanha Mágica, vulcão com cachoeira que lembra a majestade da natureza, fica esse hotel chileno, que oferece passeios guiados pela região.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Obsolescência programada















A maioria de aparelhos que são fabricados, são fabricados para durar pouco...
Assim as grandes empresas estão sempre a vender novos aparelhos, e nós somos forçados a consumir.
Impressoras fabricadas para deixar de imprimir após uns anos, ipod's com bateria preparada para durar poucos anos, etc.
Não são teorias, este documentário mostra várias análises de laboratório a esses equipamentos.



quarta-feira, 3 de junho de 2015

Novas palavras que iremos aprender













O léxico está sempre a mudar. Há novas palavras que entram no dicionário todos os anos e estas 24 que mostramos no TRENDY vêm de um novo inglês que se promete alastrar ao falatório nacional.

Algumas destas novas palavras são impossíveis de traduzir e de manter o sentido original ao mesmo tempo. Outras podem ser adaptadas, mas não têm a força que o inglês original passa. Sempre que possível damos uma versão em português.

A explicação, essa é sempre dada para que fique a saber quando e onde deve usar estes novos “bitaites” com os seus amigos. Vamos lá aprender novas coisas!

1. AFTERCLAP

A última pessoa a bater palmas depois de todas as outras já terem acabado. 
A palavra junta ‘after’ (depois) a ‘clap’ (aplauso, palmas).

2. AMBITCHOUS (PT: Cabraciosa)

Uma mulher que faz tudo por tudo para ser uma cabra maior que as outras cabras. 
Uma mulher que faz tudo por tudo para ser uma cabra maior que as outras cabras. A palavra junta ‘ambitious’ (ambiciosa) com ‘bitch’ (cabra).

3. ASKHOLE

Alguém que pergunta muitas coisas parvas, sem sentido e inoportunas. 
A palavra junta ‘asshole’ (estúpido) e ‘ask’ (perguntar).

4. BEDGASM (PT: Camorgasmo)

Um sentimento de euforia que é experenciado quando aterramos na nossa cama depois de um dia longo e cansativo. A palavra junta ‘bed’ (cama) e ‘orgasm’ (orgasmo).

5. BEERBORADING (PT: Cervejacking)

A nossa tradução para português inclui uma expressão inglesa, mas assenta como uma luva no seu significado: obter informação confidencial de um amigo depois de o embebedar. 
A palavra junta ‘beer’ (cerveja) e ‘boarding’ (embarcar).

6. CARCOLEPSY (PT: Carrolepsia)

Uma condição que afecta os passageiros que adormecem, mal um carro se coloca em andamento. 
A palavra junta ‘car’ (automóvel) e ‘narcolepsy’ (narcolepsia, uma condição neurológica caracterizada por episódios irresistíveis de sono).

7. CELLFISH

O mesmo que phubber. É uma pessoa que está no chat do smartphone e não dá atenção a com quem está fisicamente. A palavra junta ‘cell’ (prefixo de cellphone, telemóvel) e ‘sellfish’ (invejoso).

8. CHAIRDROBE (PT: Roupadeira)

É quando acumulamos roupa numa cadeira, no quarto, em vez de a colocarmos no guarda-vestidos. 
Às vezes há um banco a substituir a cadeira. A palavra junta ‘chair’ (cadeira) como ‘wardrobe’ (guarda-roupa).

9. COLUMBUSING (PT: Columbismo)

Quando os “brancos” afirmam que descobriram alguma coisa que já existe há dezenas, décadas ou centenas de anos. É uma analogia com a “descoberta” das Índias (Continente Americano) por Cristóvão Colombo. 
A palavra junta ‘Columbus’ (Colombo) e ‘discovering’ (descobrindo).

10. DESTINESIA (PT: Destinésia)

Quando chegamos a um local onde queríamos ir e nos esquecemos do que íamos lá fazer. 
Acontece muitas vezes em nas divisões de uma casa. A palavra junta ‘destiny’ (destino) com ‘amnesia’ (amnésia).

11. DUDEVORCE (PT: Amigórcio)

Quando dois melhores amigos acabam a sua amizade. A palavra junta ‘dude’ (calão em inglês para homem/rapaz) e ‘divorce’ (divórcio).

12. EPIPHANOT (PT: Epifanada)

Uma ideia que parece espectacular aos olhos de quem a teve, mas que não passa de uma parvoíce completa. A palavra junta ‘epiphany’ (epifânia) e ‘not’ (não/nada).

13. ERRORIST
Alguém que está sempre a cometer erros ou está sempre errado naquilo que diz. 
Temos uma tradução muito portuguesa, mas não a podemos escrever. A palavra junta ‘error’ (erro) com o sufixo ‘ist’ (aplicado a pessoas que têm uma qualidade)

14. HIBERDATING

Quando uma pessoa ignora os seus amigos em detrimento da sua namorada ou namorada. 
A palavra junta ‘hibernation’ (hibernação) com ‘dating’ (encontro amoroso).

15. INTERNEST (PT: Interninho)

Um local especial em nossa casa, muito confortável, cheio de almofadas, onde passamos horas intermináveis na Internet. A palavra junta ‘Internet’ com ‘nest’ (ninho).

16. MASTURDATING

Ir sozinho ao cinema ou a um restaurante.

Ir sozinho ao cinema ou a um restaurante. A palavra junta ‘masturbating’ (masturbação) a ‘dating’
 (encontro amoroso).

17. NERDJACKING

Basear a nossa conversa com outra pessoa apenas nos nossos gostos pessoais e tentá-la fazer gostar dessas coisas, mesmo que ela mostre um total desinteresse. A palavra junta ‘nerd’ (marrão/totó) com ‘hijacking’ (sequestro).

18. NONVERSATION

Uma conversa que só nos faz perder tempo, que não serve para nada. 
A palavra junta ‘non’ (prefixo de ausência) e ‘conversation’ (conversa).

19. TEXTPECTATION (PT: Texpectativa)

A ansiedade que uma pessoa antes de receber uma resposta por SMS ou por outro tipo de chat. A palavra junta ‘text’ (texto) e ‘expectation’ (expectativa).

20. UNKEYBOARDINATED

Quando não conseguimos teclar sem cometer vários erros ou gralhas. A palavra junta ‘keyboard’ (teclado) e ‘unsubordinated’ (insubordinado).

21. UNLIGHTENING (PT: Desaprender)

Aprender uma coisa que só nos faz ficar mais burros. A palavra em inglês significa, literalmente, ‘desiluminar’, em contraste com os “iluminados”, que são os que têm mais conhecimento.

22. YOUNIVERSE (PT: Euniverso)

Uma pessoa que vive centrada em si, o mesmo que egocêntrico, mas a uma escala maior. 
O seu universo é apenas composto por si. A palavra junta ‘you’ (tu) e ‘universe’ (universo).

fonte: MSN .