quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Açúcar vicia tanto como a cocaína
















O consumo de açúcar pode danificar o  cérebro do mesmo modo que outras drogas como álcool, tabaco e cocaína.

A ciência explica os efeitos chocantes que o açúcar produz no nosso cérebro, que não se diferencia muito daquilo que sofrem os viciados em drogas, álcool ou tabaco.

Comparando um cérebro normal, de um obeso e um viciado em cocaína, o cérebro normal contém muito mais da substância realçada em vermelho (ver imagem), chamada dopamina. 

Esta substância química é produzida na parte do cérebro associada com a recompensa, explica o siteMic.

Quando alguém experimenta uma recompensa -por exemplo-, enquanto come uma refeição  especialmente saborosa, o nível de dopamina alcança o seu máximo.

 Para viciados, é ao contrário: só atingem este pico de dopamina antes da recompensa, ao invés da própria recompensa real. Mais tarde, uma vez alcançada a recompensa, os efeitos são fracos porque o cérebro já foi inundado com a dopamina.

As imagens do cérebro mostram que todos os viciados têm menos receptores de dopamina do que a média em seu cérebro, de modo que os sinais de dopamina são enviados mais fracos entre as células. Isto é o que faz o açúcar para o cérebro, exactamente o mesmo como tabaco, o álcool e a cocaína.

Em 2013, pesquisadores da Universidade de Connecticut descobriram que produtos ricos em gordura e açúcar pode ser tão viciante quanto a cocaína: estimular o cérebro da mesma forma que as drogas fazem. 
Alguns especialistas acreditam que esses produtos representam maior perigo que as drogas por causa da sua acessibilidade e disponibilidade.


0 comentários: